Como criar um funil de conteúdo para sua empresa
Se você quer ter sucesso com o marketing de conteúdo, você precisa ter um plano. É aí que entra um funil de conteúdo. Um funil de conteúdo é basicamente um roteiro para sua estratégia de conteúdo. Ele garante que todo o seu conteúdo esteja alinhado com seus objetivos de negócios e que cada parte do conteúdo atenda a um propósito específico.
Criar um funil de conteúdo para o seu negócio não é difícil, mas requer algum planejamento. Nesta postagem do blog, mostraremos como criar um funil de conteúdo para sua empresa passo a passo. Também daremos alguns exemplos de conteúdo ideal para cada etapa do funil.
O que é um funil de conteúdo.
Por que sua empresa precisa de um funil de conteúdo.
Um funil de conteúdo é um processo de criação e distribuição de conteúdo que leva seu público do reconhecimento de sua marca a se tornarem clientes ou fãs. Ao fornecer conteúdo valioso em cada estágio do funil, você pode nutrir clientes em potencial e construir relacionamentos que eventualmente levam a conversões.
Os funis de conteúdo são especialmente importantes para pequenas empresas ou empresas que estão começando online. Sem uma estratégia bem definida de criação e promoção de conteúdo, pode ser difícil atrair um público e fazer com que ele se interesse por seus produtos ou serviços. No entanto, seguindo as etapas abaixo, você pode criar um funil de conteúdo que o ajudará a alcançar seu mercado-alvo e expandir seus negócios.
Como criar um funil de conteúdo para seu negócio
Defina seu público
O primeiro passo para criar um funil de conteúdo para o seu negócio é definir seu público. Quem você está tentando alcançar com seu conteúdo? Quais são suas necessidades e desejos? Depois de ter uma boa compreensão do seu público-alvo, você pode passar para a próxima etapa.
Identifique qual conteúdo seu público precisa
Agora que você sabe quem está segmentando com seu conteúdo, é hora de descobrir de que tipo de conteúdo eles precisam. Que informações os ajudarão a atingir seus objetivos? Que tipo de conteúdo vai ressoar com eles? Responder a essas perguntas ajudará você a determinar o tipo de conteúdo que você precisa criar para cada etapa do funil.
Criar conteúdo para cada etapa do funil
Agora que você sabe quem é seu público e o que eles precisam, é hora de criar o conteúdo real. Lembre-se de que nem todos os tipos de conteúdo serão apropriados para todas as etapas do funil – alguns serão mais adequados para o público do topo do funil (TOF), enquanto outros serão mais eficazes mais abaixo no funil. É por isso que é importante considerar cuidadosamente que tipo de conteúdo é mais adequado para cada etapa.
Conteúdo Top-of-Funnel (TOF)
O conteúdo TOF é projetado para atrair novos leads e apresentá-los à sua marca. Deve ser educacional e informativo, sem ser muito vendável ou promocional. Alguns exemplos de conteúdo TOF incluem postagens de blog, infográficos, e-books e webinars.
Conteúdo do meio do funil (MOF)
o conteúdo do MOF é projetado para nutrir leads e ajudá-los a avançar no funil em direção à conversão. Deve ser mais direcionado e específico que o TOFcontent, abordando pontos problemáticos e oferecendo soluções que levem a decisões de compra. Alguns exemplos de conteúdo MOF incluem estudos de caso, demonstrações de produtos, avaliações gratuitas e cupons/descontos.
Conteúdo do fundo do funil (BOF)
o conteúdo do BOF é projetado para converter leads em clientes. Deve ser altamente relevante e adaptado ao lead individual e incluir um forte apelo à ação (CTA). Alguns exemplos de conteúdo BOF incluem páginas de preços, gráficos de comparação, análises de produtos e depoimentos.
Promova seu conteúdo
Depois de criar seu conteúdo, é hora de promovê-lo! Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo mídia social, e-mail marketing, publicidade paga e muito mais. A chave é colocar seu conteúdo na frente do maior número de pessoas possível – afinal, de que adianta um ótimo conteúdo se ninguém o vê?
Conteúdo de Topo de Funil
Tipo de conteúdo ideal do topo do funil
Como mencionamos anteriormente, nem todos os tipos de conteúdo são adequados para todas as etapas do funil. Então, qual é o melhor tipo de conteúdo para o público TOF?
Em nossa opinião, o tipo de conteúdo TOF ideal é aquele que seja educativo e informativo, sem ser muito vendável ou promocional.
Alguns exemplos de conteúdo TOF incluem postagens de blog, infográficos, e-books e webinars. Esses tipos de conteúdo ajudam você a criar confiança com seu público e se estabelecer como um líder de pensamento em seu setor.
O topo do funil (TOF) é o primeiro estágio da jornada do comprador, durante o qual os clientes em potencial estão cientes de um problema e estão começando a aprender sobre possíveis soluções. Criar conteúdo TOF é importante porque ajuda a atrair e educar seu público-alvo sobre seu produto ou serviço.
Como criar conteúdo para o topo do funil
Defina seu público
Antes de criar conteúdo, você precisa saber para quem está criando. Quem é seu público alvo? Quais são suas necessidades e desejos? Quais são seus pontos de dor? Depois de ter uma boa compreensão do seu público, você pode começar a criar conteúdo que agrada a eles.
Pesquise seu tópico
Depois de saber para quem você está criando conteúdo, é hora de começar a pesquisar seu tópico. Que tipo de informação seu público-alvo estará procurando? Que perguntas eles têm? Que tipo de conteúdo os ajudará a resolver seus problemas? Ao fazer alguma pesquisa inicial, você pode economizar muito tempo e esforço mais tarde.
Crie seu conteúdo
Agora é hora de começar a criar seu conteúdo. É aqui que começa o verdadeiro trabalho. Mas se você fez sua lição de casa nas etapas 1 e 2, o processo real de criação do conteúdo deve ser relativamente fácil.
Apenas lembre-se de manter seu público-alvo em mente durante todo o processo e certifique-se de que o produto final seja algo que eles considerem útil ou interessante.
Otimize seu conteúdo para SEO
Depois que seu conteúdo é criado, é importante otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa para que as pessoas possam realmente encontrá-lo quando estiverem procurando informações sobre o assunto.
Isso significa incluir palavras-chave relevantes em todo o texto e garantir que o título e as meta descrições sejam precisos e envolventes.
Ao realizar essas etapas extras, você pode garantir que seu conteúdo seja visto por mais pessoas e tenha uma chance maior de classificação alta nos resultados de pesquisa.
Os benefícios de criar conteúdo de alto nível
Aumento do tráfego
Um dos principais benefícios de criar conteúdo para o topo do funil é que ele pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site. Isso ocorre porque quando você cria conteúdo útil e informativo, é mais provável que as pessoas o compartilhem com suas redes.
E à medida que mais pessoas veem e leem seu conteúdo, é mais provável que elas visitem seu site.
Mais pistas sobre o interesse do público
Outro benefício do conteúdo de alto nível é que ele fornece mais pistas sobre o interesse do seu público. Quando você acompanha como as pessoas interagem com seu conteúdo (por exemplo, quais tópicos elas leem, quanto tempo permanecem em página, etc.), você pode ter uma noção melhor do tipo de informação que eles estão procurando. Esse insight pode ser usado para informar sua futura estratégia de conteúdo.
SEO aprimorado
Por fim, outro benefício de criar conteúdo de alto nível é que ele pode melhorar o SEO do seu site. Isso ocorre porque o Google e outros mecanismos de pesquisa favorecem sites que fornecem informações relevantes e de alta qualidade.
Assim, ao criar esse conteúdo, você pode ajudar a melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, o que pode gerar ainda mais tráfego ao longo do tempo.
Conteúdo de Meio de funil
Os melhores tipos de conteúdo para o meio do funil
Você está procurando criar conteúdo que o ajude a converter mais leads em clientes? Se sim, então você precisa conhecer os melhores tipos de conteúdo para criar no meio do funil.
O meio do funil é onde seus leads estão começando a se interessar mais pelo seu produto ou serviço. Eles estão começando a ver como você pode resolver o problema deles, mas ainda não estão prontos para se comprometer. É por isso que é importante criar conteúdo que continue a educá-los e construir confiança.
Nesta postagem do blog, compartilharemos os melhores tipos de conteúdo para o meio do funil, além de como criá-lo e o que evitar. No final, você terá tudo o que precisa para começar a criar conteúdo que converte.
Tipos de conteúdo que funcionam melhor no meio do funil
O melhor conteúdo para o meio do funil é aquele que fala diretamente com as necessidades do seu público-alvo. Isso pode ser na forma de postagens de blog, e-books, webinars ou até infográficos. A chave é criar conteúdo que seja valioso e relevante para o seu público, pois é isso que ajudará a convertê-los em leads.
Alguns tipos de conteúdo específicos que funcionam bem no meio do funil incluem:
1. Postagens de blog:
O blog é uma ótima maneira de atrair visitantes para seu site e gerar leads. Ao criar postagens de blog, certifique-se de incluir chamadas para ação (CTAs) que incentivem os leitores a se inscreverem em sua lista de e-mail ou baixar um conteúdo fechado.
2. Ebooks:
Ebooks são uma excelente forma de agregar valor ao seu público e gerar leads ao mesmo tempo. Certifique-se de incluir um CTA em seu e-book para que os leitores possam se inscrever facilmente em sua lista de e-mail ou baixar recursos adicionais.
3. Webinars:
Webinars podem ser extremamente eficazes na geração de leads, pois oferecem uma oportunidade para você falar diretamente com seu público-alvo e criar confiança com clientes em potencial. Certifique-se de incluir um CTA no final do seu webinar para que os espectadores possam se inscrever facilmente na sua lista de e-mail ou baixar um conteúdo fechado.
4. Infográficos:
Os infográficos são peças de conteúdo altamente compartilháveis que podem ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads ao mesmo tempo. Ao criar infográficos, inclua um CTA para que os leitores possam se inscrever facilmente em sua lista de e-mail ou baixar recursos adicionais.
Como criar conteúdo de funil intermediário que converte.
O processo de criação de conteúdo no meio do funil.
O funil intermediário é o estágio da jornada do comprador em que os clientes em potencial estão começando a se tornar mais conscientes de seu problema e começando a considerar possíveis soluções.
Nesse estágio, seu objetivo é educar os clientes em potencial sobre a natureza do problema e ajudá-los a entender como seu produto ou serviço pode ser uma solução. A melhor maneira de fazer isso é através da criação de conteúdo informativo de alta qualidade que fale diretamente com as necessidades do seu público-alvo.
Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo eficaz no meio do funil:
Identifique os pontos problemáticos do seu público-alvo
Antes de criar conteúdo que ressoe com seu público, você precisa primeiro entender quais são seus maiores pontos problemáticos. Quais desafios eles estão enfrentando e que seu produto ou serviço pode ajudar? Reserve um tempo para pesquisar seu público-alvo e entender melhor suas necessidades e desejos. Isso lhe dará uma boa base para criar conteúdo que ressoe.
Mantenha-o relevante e focado
Depois de saber quais desafios seu público-alvo está enfrentando, você pode começar a criar conteúdo que aborde esses problemas específicos. No entanto, é importante manter seu conteúdo relevante e focado na solução desses problemas específicos. Não tente cobrir muitos tópicos em um conteúdo; em vez disso, concentre-se em abordar um único problema em profundidade. Isso tornará seu conteúdo mais eficaz e mais fácil para os clientes em potencial digerir.
Facilite o consumo
Seus clientes em potencial são pessoas ocupadas, por isso é importante tornar seu conteúdo fácil para eles consumirem. Dividir partes mais longas em parágrafos menores ou até mesmo listas pode ajudar a tornar seu conteúdo mais digerível e aumentar a probabilidade de que os clientes em potencial o leiam até o fim. Além disso, o uso de recursos visuais como infográficos ou vídeos também pode ajudar a tornar conceitos complexos mais fáceis de entender rapidamente.
Use dados e estatísticas com moderação
Embora os dados e as estatísticas possam ser úteis para defender o seu caso, muitos deles podem sobrecarregar os leitores e tornar seu conteúdo menos eficaz em geral. Use os dados com moderação e somente quando for absolutamente necessário para mostrar seu ponto de vista. Em caso de dúvida, erre ao usar menos pontos de dados em vez de mais.
Escreva títulos atraentes e chamadas à ação
Seu título geralmente é a primeira coisa que os clientes em potencial verão, por isso é importante garantir que ele chame a atenção e reflita com precisão o conteúdo que se segue. Além disso, cada conteúdo que você cria deve ter um call to action (CTA) claro que diga aos prospects o que você quer que eles façam em seguida. Esteja você pedindo que eles se inscrevam para uma avaliação gratuita ou baixem um white paper, seu CTA deve ser claro e conciso.
Seguindo essas dicas, você pode criar conteúdo de funil intermediário que seja informativo e eficaz na conversão de clientes em potencial em leads.
O que evitar ao criar conteúdo de meio de funil
Armadilhas a serem evitadas ao criar conteúdo de funil meio de funil.
Ao criar conteúdo para o meio do funil, existem algumas armadilhas que você deve evitar. Primeiro, não cometa o erro de pensar que todo conteúdo é criado da mesma forma. Só porque algo é postado em seu blog ou site não significa que automaticamente atrairá seu público-alvo. Em segundo lugar, evite ser muito vendedor em sua abordagem.
Lembre-se de que o objetivo aqui é nutrir leads e construir relacionamentos, não fechar negócios. Finalmente, resista ao desejo de ser muito técnico. Novamente, você está tentando se conectar com clientes em potencial e ajudá-los ao longo de sua jornada, não mostrar o quanto você sabe sobre seu produto ou serviço.
Os melhores tipos de conteúdo para o meio do funil são aqueles que convertem. O conteúdo educacional e informativo, bem como o conteúdo projetado para persuadir e convencer, são eficazes no meio do funil. Para criar conteúdo de funil intermediário que converte, siga algumas etapas simples: primeiro, determine o que seu público precisa e deseja saber; segundo, crie títulos e textos atraentes que atendam a essas necessidades; terceiro, use fortes apelos à ação para incentivar seus leitores a dar o próximo passo.
E, finalmente, evite armadilhas comuns, como vender demais ou não fornecer valor suficiente. Seguindo essas dicas, você pode criar conteúdo de funil intermediário altamente eficaz para aproximar seus leitores da conversão.
Conteúdo de fundo de funil
Como criar conteúdo para o fundo do funil
Se você deseja gerar mais leads e conversões, precisa começar a criar conteúdo do fundo do funil. Esse tipo de conteúdo foi desenvolvido para segmentar usuários que já estão interessados em seu produto ou serviço e estão prontos para fazer uma compra.
O conteúdo do fundo do funil é essencial para qualquer empresa que queira aumentar as vendas e o ROI. Neste post, mostraremos como escrever conteúdo do fundo do funil que converterá leitores em clientes.
Os benefícios de escrever conteúdo do fundo do funil.
Leads mais direcionados
O conteúdo do fundo do funil é projetado para atrair e engajar seus leads mais qualificados. Ao escrever conteúdo especificamente para essa etapa da jornada do comprador, você pode segmentar seu público com mais eficiência e gerar leads de maior qualidade.
Maiores Taxas de Conversão
Como o conteúdo do fundo do funil é tão direcionado e relevante para as necessidades do seu público, isso pode resultar em taxas de conversão mais altas. De fato, um estudo descobriu que as empresas que escreveram postagens de blog especificamente para o fundo do funil tiveram um aumento de 64% nas taxas de conversão.
Aumento do ROI
Escrever conteúdo do fundo do funil também pode ter um impacto significativo no seu ROI. Um estudo descobriu que as empresas que investiram no conteúdo do fundo do funil tiveram um ROI médio de 13 vezes o seu investimento. Isso significa que para cada US$ 1 gasto na criação de conteúdo do fundo do funil, eles tiveram um retorno médio de US$ 13 de volta.
Como escrever conteúdo do fundo do funil.
Defina seu público
Antes de começar a escrever qualquer conteúdo do fundo do funil, é importante que você reserve um tempo para definir seu público. Quem você está tentando alcançar com este conteúdo? Quais são suas necessidades e pontos de dor? Depois de ter uma boa compreensão de quem é seu leitor-alvo, você poderá criar conteúdo que ressoe com eles e ajude a movê-los mais para baixo no funil.
Escreva títulos atraentes
Seu título geralmente é a primeira coisa que os leitores em potencial verão, por isso é importante que prenda a atenção e os obrigue a clicar para ler mais. Um ótimo título fará uso de palavras-chave fortes e incluirá um call to action que fala diretamente às necessidades do seu público-alvo.
Use fortes apelos à ação
O conteúdo do fundo do funil deve sempre incluir um forte apelo à ação (CTA). Afinal, seu objetivo é fazer com que os leitores realizem algum tipo de ação desejada, seja se inscrever em sua lista de e-mail, baixar um white paper ou agendar uma consulta. Seu CTA deve ser claro e conciso, e deve falar diretamente com as necessidades do seu leitor-alvo.
Otimizar para SEO
Também é importante otimizar o conteúdo do fundo do funil para SEO. Isso significa usar palavras-chave relevantes em todo o seu conteúdo, além de garantir que seus títulos e CTAs sejam eficazes para direcionar o tráfego dos mecanismos de pesquisa. Ao reservar um tempo para otimizar seu conteúdo para SEO, você poderá garantir que mais pessoas vejam e se envolvam com seu conteúdo, o que pode levar a mais conversões.
Se você deseja gerar leads mais direcionados e melhorar suas taxas de conversão, escrever conteúdo do fundo do funil é uma ótima maneira de fazer isso. Ao seguir as dicas descritas neste post, você pode criar conteúdo atraente e eficaz que o ajudará a atingir suas metas de negócios.
Conclusão Final
Um funil de conteúdo é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que queira criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso. Ao definir seu público, identificar suas necessidades e criar conteúdo para cada etapa do funil, você garante que seu conteúdo chegue às pessoas certas.